terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tools



Acabei de alojar as minhas primeiras ferramentas em php. Andei a ler algumas informações sobre os critérios que eles (tools.wikimedia.de) tem para alugar ferramentas, chegei à conclusão, pelo menos para já, o melhor é colocar num servidor externo.

A tools.wikimedia.de tem uma grande vantagem é que as ferramentas tem acesso directo à bases de dados da wikimedia tornado tudo muito mais rápido, mas eu não estou a pensar a criar num ferramenta que necessite o acesso à bd, pelo menos para já. também não tem lógica eu querer alojar as minhas ferramentas na tools, onde só existem "cromos" da programação, eu sou um pequeno tosco que anda a tentar a inventar scripts.

Para já coloquei 3 ferramentas, 2 criadas por mim e um tradutor de datas (do inglês para o português), que foi criado à algum tempo pelo Nuno Tavares. Eu criei um script que ajuda na procurar de interwiki, mas a margem de eficácia do script é baixa principalmente nos artigos que são muito específicos de Portugal e Brasil.

O segundo script é uma prendinha de natal antecipada para a PatiBot, é um script que conta o numero de afluentes de cada desambiguação, é principalmente útil para que costuma colocar os bots a desambiguar.

Todas os scripts estão aqui, espero que gostem delas...

PS: se der erros não se admirem... é natural :)

DEVIDO A VÁRIOS PROBLEMAS NO SERVIDOR, MUDEI DE SERVIDOR, ESPERO QUE OS PROBLEMAS TERMINEM. AGORA ESTÁ AQUI

domingo, 16 de dezembro de 2007

Bonecos da Bola


Bonecos da Bola
Originally uploaded by rei-artur
Na semana passado quando estava a montar a arvore de natal, eu encontrei os grandes bonecos da bola. à muito que o não os via...

Como o tempo passa, foram esse senhores e mais alguns ( epa não consegui juntar todos os bonecos, apesar de ter 2 repetidos) fizeram historia. Naquela altura (1996), a selecção fez uma enorme feito, conseguiu ser apurado para um Europeu de Futebol, que ocorrei na Inglaterra.

Passado 11 anos, é normal a Selecção participar neste grandes campeonatos, agora para muitos e para aqueles que tem memória curta, abaixo de 3 lugar é péssimo.

Mas a verdade só chegar à fase final do euro já é um enorme feito, vamos ver o que os nossos rapazes vão fazer no próximo ano.


Olhando bem para os boneco e especialmente para o Luís Figo, o sr. que fez os bonecos deve ter se enganados, o boneco parece mais ser o António Guterres que o Figo. (e para aqueles não sabem quem é quem?)

LOOOOOOOOOOOOOOOOL

sábado, 15 de dezembro de 2007

Tools

Já está funcional o meu primeiro script, construído desde da raiz. Eu na Wikipédia sempre tive e estou ligado aos bots mas na verdade eu nunca soube programar, mas sempre foi um desejo saber fazer qualquer, nem que seja uma minúsculo script.

Por motivos profissionais é muito complicado ter formação, mas à uma semana e meia comecei a ler alguns site na net, incluído o curso do Wikibooks. Dos poucos conhecimento que eu tenho de php, achei módulo razoável, o problema é que está incompleto, mas com o tempo certamente vai melhor.

E para complicar a aprendizagem, eu comecei por criar um script bastante complexo para uma pessoa com 1 e meia de aprendizagem de php, mas a sorte e o talvez o mais complicado eu já sabia trabalhar razoavelmente, que o regex que são fundamentais para este script. Este script tem o principal objectivo, de facilitar a procura de interwikis, não é um script que substitua o interwiki.py do pywikipediabot, mas sim os dois complementam-se. Este script não é totalmente autónomo, eu seja, ele apenas dá a sugestão, é nos humanos é que temos que aceitar ou não a sugestão.

Agora falta é arranjar um servidor onde alojar o script, se alguém me arranjar uma boa cunha para eu alugar nos servidores tools.wikimedia eu ficada bastante agradecido, senão tenho que arranjar outra alternativa e que essa alternativa seja gratuita. se alguém alguém conhecer algum gratuito, eu e a comunidade de wikipedista agradece.

Mas ideia de criar um script que ajuda-se na busca de interwiki, foi inicialmente pensado pelo Nuno Tavares à muito tempo, ele fez alguns teste em perl mas nunca chegou a desenvolve-lo. Se eu me vejo grego para fazer em php, pior ficaria se fosse em perl... não queria ser um camelo (uma piada rebuscada).

sábado, 1 de dezembro de 2007

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Síndrome de pequenez



Este vídeo, muito bem feito e totalmente realista, apesar da Microsoft ser uma das maiores empresa do mundo, em termos estéticos comporta-se como uma pequena empresa. No meu mundo profissional, isto caracteriza-se como Síndrome de pequenez, ou seja, a maior parte das pequenas empresas tem a mania de colocar tudo e mais coisa nos seu produtos publicitários, ficando cheio e cheio de palavreado, com tanto palavreado que ninguém se dá ao trabalho de ler. Não nada melhor que colocar apenas o logótipo da empresa em grande formato e com uma pequena frase e um contacto, ficando muito mais simples e elegante.

Chego ao ponto que num pequeno autocolante quererem colocar tudo os serviços que a empresa faz ( são dezenas) depois colocam 2 números de telefones, 1 de fax, 1 de telemóvel e 2 emails para a sede, e para filial, "apenas" 2 telefones, um 1 telemóvel e 1 email. depois queixa-se que o logotipo da empresa fica pequeno. o mesmo acontece com as embalagens dos produtos da Microsoft, querem colocar tudo, numa coisa tão pequena. Como se costuma dizer, os gostos não se discutem. nas eu designer continuo preferir a linguagem muito simples.

domingo, 18 de novembro de 2007

Picnik


Já tinha conhecimento desta software/site (ou outro termo qualquer, não sei como designar este tipo de produtos) à algum tempo, mas só hoje tive tempo para a testar. É uma ferramenta bastante interessante, cumpre o seu principal objectivo, ser uma ferramenta para o grande público, bastante intuitivo, não é necessário grande conhecimentos de técnicos. Para trabalhos mais profissionais e elaborados é um pouco limitados, não à nada como o genial Photoshop, ou o Corel ( que já dá para desenrascar)

E como acontece, nestas ferramentas, a versão gratuita é um pouco limitadas nas funções, mas também 25 dólares por ano, e como o cambio está, até não é muito, em comparação com os 800 e tal euros pelo Photoshop e Corel também não foge muito desses valores. Depois as empregas queixa-se da pirataria, e eu pergunto, quem é o ladrão? o tipo que saca os programas da net ou os que vendem esses programas por esse preço!.

E para piorar as coisas estas empresa não criam um ficheiro padrão, ou seja, com um programa mais antigo não conseguimos abrir desenho feito em software mais recentes. Isto é uma boa maneira destas empresa obrigarem o pessoal a ter sempre os software sempre actualizados, e isto significa no mínimo, mais uns 200 euro por ano.

Como acontece na suite Corel, que eu acompanho desde da versão 7 até à 12, este ano não instalei a versão 13 ( podia dar azar, hehehe) , em todas as 6 versões os softwares pouco evoluiram, apenas notei evolução nas versão 9 e 12, de resto pareceu-me tudo igual, até o preço, ou seja, pagamos por uma coisa que é igual à anterior, isto é que é um roubo.

Voltando ao Picnik, está muito bom, cumpre perfeitamente a sua função e também gostei imenso é na interacção entre o Picnik e os Flickr e outros sites. Não é nós podemos trabalhar directamente com imagem que estão neste banco de imagens e também podemos logos salvar as imagens. Aconselho.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

A experiência da vida

Na Wikipédia, como na vida, a experiência é importantíssima e isto nota-se mais no cargo superiores, principalmente naqueles cargos que vão além da tarefa de simples editor.

Quando somos jovens temos muito actividade com os nossos amigos, e maior parte deles com a mesma idade, passamos semanas após semanas, diariamente com eles mas vamos adquirindo experiência aos poucos. Mas basta estar 5 minutos com os nossos avós, e eles dão-nos conselhos inesgotável para o presente como para a vida inteira, aprendemos mais neste cinco minutos que em meses com os amigos. Muitos dos conselhos, na altura não perceberam só mesmo mais tarde, mas estes conhecimentos só se adquire com a experiência da vida.

...o mesmo acontece com a Wikipédia, os nossos "avós" não tem tanta actividade como os jovens, mas basta estar apenas cinco minutos e fazem mais que longas horas de actividade dos jovens. A diferença é que na vida nós ouvimos, respeitamos e reconhecemos o valor dos nossos avós.

Isto leva-nos à questão da quantidade/qualidade das edições, os jovens como fazem muito edições e estão constantemente na Wikipédia, tem uma maior "publicidade" nas MRs, levando a ganhar eleições.

Mas nós eleitores é que temos que reflectir...
...e separar o trigo do joio.


PS: Eu não estou a falar de mim mas sim do geral da Wikipédia lusófona e em particular nas eleições de importantes cargos.

domingo, 28 de outubro de 2007

Abertura (nada) fácil



Um brilhante vídeo do Bruno Nogueira.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Notícia Público

Fica aqui a notícia publicada hoje no site do jornal Público (ainda não tive a confirmação se saiu ou vai sair na edição em papel):

O artigo 300 mil da Wikipedia em português é uma utopia
A história já é antiga, tem quase duas semanas, mas vale a pena mesmo assim assinalar: a Wikipédia em português ultrapassou os 300 mil artigos - já ia esta manhã nos 319 mil (parabéns atrasados!).

O artigo 300 mil? Aparentemente, foi sobre uma autarquia da Florida chamada Utopia. "Aparentemente" porque, como explica o "Rei-artur", pode ter havido um "salto" nas contas...

Fica aqui um grande agradecimento ao jornal Público e ao jornalista Pedro Ribeiro que são os únicos que se lembram da Wikipédia porque o resto da imprensa ignora a nossa (Wikipédia Lusófona) existência.

domingo, 21 de outubro de 2007

Wikipedia:1.0

Acabei hoje de avaliar os últimos artigos que faltavam sobre o património de Portugal. Foi o 1º projecto (Wikipedia:1.0) a terminar a avaliação de qualidade de todos os seus artigos. Para grande surpresa minha os artigos estão melhor daquilo que eu estava à espera, quando iniciei este projecto de avaliar os artigos eu pensava que a grande maioria do artigos teriam a avaliações mínima; mas não foi o que aconteceu. Existe uma grande quantidade de artigos com a nota 2 ( a avaliação é de 1 a 5 e 1 é a nota mínima), quase o mesmo numero de artigos com nota 1.

Resultados:
Nota 1 = 959
Nota 2 = 712
Nota 3 = 17
Nota 4 = 1
Nota 5 = 6

Mas esta surpresa positiva que eu encontrei aqui não vai acontecer nos outros projectos, certamente...

Peguei em todos os projectos que fiz esta estatística:



Chega-se à seguinte conclusões:
*82,89% dos artigos já avaliados tem nota 1
*A surpresa positiva que encontrei nos artigos de Património, o inverso acontece nos artigos sobre as localidades de Portugal, os artigos são quase todos esboços criado pelos bots.
*0,47% (nota 4 + nota 5) são óptimos artigos, fazendo as contas, se temos 318 246 artigos actualmente, isto na média dá 1495 artigos.

Onde é que eles estão?
Claro que isto é uma média, certamente o numero é inferior ao 1500, deve ser por volta de 1000. Isto das estatística faz-me lembrar a historia do frango, eram duas pessoas, uma comeu um frango inteiro e o outro não comeu nada, mas a média dá que comeram meio frango cada um, mas a verdade é que um ficou com a barriga bem cheia e o outro morrei à fome.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Botões

Hoje não estava com muito paciência para editar a Wikipédia, por isso pôs mãos-à-obra e fiz um pequenos botões para colocar em sites ou blogs.


Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikipédia, a enciclopédia livre

Aqui, estou os códigos e mais alguns botões, coloque no vosso site ou blog para promover a wikipedia.

e quando tiver um pouco mais de tempo que criar uns para colocar no meta.

Gatos

Hoje ouvi uma coisa incrível na Antena3, estava a falar de gatos, e um senhor disse que o preço médio de um gato é de 400 a 600€. Eu só pensei; Meu Deus, este mundo está louco, e fiquei naquela se o preço médio é de 600€, o que será o preço de um "bom" gato. 1000 ou 1500€ não faço a ideia, para mim dar 600€ é já demais.

Vendo bem, muito gente em Portugal não ganha por mês para comprar um gato. Para as pessoas que tem esse dinheiro para comprar um gato, gastem o dinheiro para outras coisas, porque não ir não ir a um canil, buscar o gato que foi abandonado e doarem esse dinheiro, ou um parte ao canil, assim faziam algo pela comunidade.

Eu não tenho nenhum animal de estimação, não é que eu não goste, é que não tenho condições, nem tempo para ter um animal. É preferível não ter, que ter um e depois abandona-lo com muita gente faz.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O misterioso caso do artigo 300 000

Ontem à noite a Wikipédia lusófona ultrapassou os 300 mil artigos, mas o mais caricato foi o momento para ver qual era o artigos "300 000". Foi um momento mais hilariante que aconteceu no IRC, quando estávamos meia dúzia de pessoas a procurar qual seria o artigo "300 000", mas pouco depois chegamos a conclusão que não houve.

o artigo 299 999 : Unalakleet
o artigo 300 001 : Utopia (Flórida)

e na [[Special:Newpages]] não existia nenhuma página no meio.

O Lugusto ainda apontou um e único artigo que tinha sido eliminado naquele minuto, mas eu foi ver os histórico e esse tinha sido criado muito anteriormente. Foi também analizado as edições que houve naquele minuto e só existiram simples edições, nenhuma dela poderia causar alterações no números de artigos.

A conclusão que se chegou é que existiu um pequeno bug nos servidores Wikimedia, do artigo 299 999 saltou para o 300 001, nunca chegou a existir o 300 000.

Com tudo isto, e fica para a historia, o Utopia (Flórida) com o artigos 300 000 da Wikipédia lusófona, não é uma utopia mas sim uma realidade...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

As última horas até ao 300 mil

19:58 UTC: Foi a hora do inicio, para acelerar o processo coloquei 4 bots ao mesmo tempo a criar os artigos.




20:30 UTC: Os novos artigos criados, tem uma média, por volta, dos 3 500 bytes e são criados 22 artigos por minuto




20:36 UTC: Ultrapassou-se os 296 mil artigos




21:05 UTC: A primeiras reações começaram a parecer,e com bastante humor.




21:19 UTC: Ultrapassou-se os 297 mil

21:19 UTC: Ultrapassou-se os 298 mil

22:07 UTC: Começar a adiantar o trabalho dos interwikis, nos final de tudo concluído. recolher os artigos criados pelo LeoBot para os interwikis.




23:17 UTC: finalmente, ultrapassou-se os 300 mil.

E para amanhã fica para analizar o caso misterioso do artigos 300 mil, é que aqui em Portugal são 2:30 da manhã.

mas não quero deixar de dizer que estes artigos dos EUA que eu acabei de criar, são apenas metade, a outra metade vai ser criado pelo Leonardo.stabile. O Leonardo já hoje criou uma parte, mas ainda faltam alguns.

Eu dei alguma ajuda neste projecto, mas quem fez a maior parte deste trabalho foi o Leonardo.stabile, tanto na tradução como na criação do template, que foi bastante complexo a adptação.

Multi(assaltos)banco

Parece que a grande moda do momento é assaltar as caixas de multibanco, nas últimas 48h parece que foram roubadas 4 caixas. mas o mais engraçado (mas não tem graça nenhuma) é criam situações ainda mais insólitas com isto tudo.

Penso que vi na SIC, uma das caixa assaltadas estava nos loja da Moviflor, e uma senhora que é responsável estava muito feliz, até elogiava os assaltantes, porque os assaltantes foram inteligente, assaltaram a caixa no dia em que estava cheia de dinheiro. Mas a senhora ainda teve uma saida mais inteligente, dizendo que todas as caixas daquele grupo eram cheia à segundo-feira. Isto só pode ser mesmo um conviste para os assaltantes irem "visitar" outras lojas...

Outra coisa insólita que aconteceu foi, que as imagens de video-vigilância de um assalto foram vendidas em exclusividade para a SIC, isto é inacreditável, estarem a fazer dinheiro com as imagens de assalto, e ainda por cima foi apenas 30 segundo. fica aqui o video.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

a rolar

já está a rolar...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

To back

No mês de Setembro foi o mês de pausa, nunca tinha feito tão pouca edições na Wikipédia. Desde que eu passei a ser um wikipedista activo (nos últimos 3 anos) é a primeira vez que faço menos de 1000 edições num único mês.

Na verdade, eu tive uma semana sem acesso à net, tive em pelas férias, longe do trabalho e longe de todas as novas tecnologia. Uma verdadeira semana de sossego, sem ouvir os telemóveis nem os telefones e principalmente sem compromissos, à muito e muito tempo que eu não está assim. mas o mais curioso, o que eu senti mais falta não foi a net, foi não ter tv por cabo.

Não existe coisa mais chata que fazer um zapping de apenas 4 canais. Foi a primeira coisa que fiz, mentira foi a segunda, primeira foi colocar as malas no chão, foi pegar no telecomando e fazer um belo zapping de 50 canais.

As outras 3 semanas de Setembro tive em descanso bem merecido só da Wikipédia (porque o trabalho voltou :( ), após o que aconteceu na Wikipédia. Foi um mês com poucas edições só mesmo para matar as saudades e tive algum tempo a trabalhar offline em dois projectos para a Wikipédia, o meu bot vai regressar em força...

Agora em Outubro espero voltar ao nível de antigamente, não vou estar muito visível mas o meu bot( e/ou outros bots) vai ficar muito activo, mesmo muito activo.

Agora após este post eu quero é ver o pessoal a mudar as suas apostas, em que dia a Wikipédia vai chegar aos 300 mil ?

Curiosamente ente ano não foram apresentadas propostas e nem houve votação para o logótipo comemorativo dos 300 mil artigos, e agora já não vale a pena fazer votação, já não vai a tempo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ex-burocrata

Depois de uma semana em paz e plena harmonia pelo sul, quando volto vejo que na Wikipédia lusófona houve uma enorme peixarada por causo do check ao Rui Resende, e resultou com a renuncia da Susana de todos os seus estatutos. este caso foi a gota-de-àgua, copo à muito tempo que estava cheio, cada vez mais cheio até que transbordou, foi inevitável.

No dia 11 de Setembro pedi no meta para retirarem-me o estatuto de Checkuser e de burocrata, já estava muito cansado, com a renuncia vou ter mais tempo para editar, vou poder evitar a leitura sas discussões, vou finalmente voltar a ter a liberdade para editar.

Em agosto eu já tinha pensado em renunciar, mas depois de uma conversa com a PatríciaR, acabei por recuar, mas desta foi...

sábado, 1 de setembro de 2007

Wikibreak

Na próxima semana estarei ausente, sou rumar ainda mais para sul, serão 8 dias. Para onde vou ainda não sei se tenho net disponível, até vai ser bom um pequeno wikibreak , tanto para mim como para o meus bots, que recentemente alcançou o primeiro M e também dar uma pequena de folga aos polícias. Depois espero voltar em força.


Exibir mapa ampliado

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Major

Passei pelo sapo.pt e em destaque estava o vídeo dos gato fedorento sobre o Major Valentim Loureiro, uma representação genial de Ricardo Araújo Pereira.





quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Botpedia

Ontem quando criava uma conta para o meu bot na lb.wikipedia, reparei que nas preferências tinha sido incluido um contador de edições, finalmente os devs colocaram esta simples função a funcionar, será um grande alivio para a tools.wikimedia.de

Aproveitei e actualizei a tabela das edições do bot, já algum tempo que não actualizava e todo somado, cheguei ao mítico número de 1 milhão. Não faço a ideia em que dia foi, mas fazendo as contas, no dia 29 de Agosto (valores da tabela) tinha 32 mil edições a mais do milhão. Como o bot esteve bastante activo no últimos dias, calculo que bot ultrapassou o valor de um milhão ou no dia 27 ou 28 de Agosto.

O bot foi criado a 21 de Maio de 2006 mas só no dia 27 é que é oficialmente um bot

  • 23h48min de 27 de Maio de 2006 Nuno Tavares (discussão | contribs | bloquear) O Usuário:Rei-bot foi marcado como Wikipedia:Robôs|bot
Fazendo as contas são uma média de 2243 edições por dia, nada mau, o pior mesmo foi limites de tráfego que os ISP fazem, no final do mês tenho que fazer contensão para evitar as multas... Nestes 16 meses, não faço ideia quantas noites o meu pc esteve ligado, para aproveitar as Happy-hour.

É oficialmente bot (bot flag) em 22 wikipédia e a 23ª vem a caminho, mas as "estrangeiras" apenas tem a função de colocar interwiki, na wikipedia lusófona é que tem muito funções, deste de fazer substituições passando por marcar os artigos destacados, fazer desambiguações, colocar interwiki, e criar artigos são inúmeras as função e também os programas utilizados, com o pywikipediabot, desambiguador assistido, Autowikibrowser...

Pois criar artigos, já que estou em período de balanço, existiram 2 períodos de bastante actividade, onde eu na altura eu dei o nome de Operação Big Bang.
Esta operação foi divida em duas parte, as Galáxias (NGC) e os Asteróides. Ao contrário do que a maior parte da pessoas pensam criar artigos com um bot dá muito trabalho, pelo mesmo para mim que sou um pouco limitado em programação. Iniciei os trabalhos em Setembro, está preste a fazer um ano, só acabei a meio de Outubro, foi um mês e meio com bastante trabalho. Mesmo de depois de estar completamente concluido, pronto para ir para o lume, eu deixei a operação em standby durante um mês, eu sou mesmo assim, gosto estar sempre a saltar de tarefa para tarefa, detesto estar sempre a fazer a mesmo, foi um mês de pausa.

Mas a minha ideia, a pausa era para ser um pouco mais longa talvez dois meses, mas tive de ser mesmo um mês, não escondo, eu queria criar o artigo o 200 mil da Wikipédia, já que no ano anterior, tinha já meia dúzia de artigos criados para ver se conseguia o artigo 100 mil, mas o Nuno Tavares antecipou-se, colocou o seu bot a criar as comunas francesas, e a wikipedia lusófona ultrapassou esse mítico valor, 4 ou 5 dias antes da data esperada. Mesmo com mais de 4 mil comunas o Nuno não conseguiu o artigo, foi alguém que eu já não me lembro.
Por este motivo em 29 de Outubro de 2006 foi eu que me antecipei, mais ou menos, uma semana antes da data prevista para os 200 mil artigos, eu coloquei o bot a correr, foram criados 5693 artigos e o NGC 1402, foi o artigo 200 mil.

Terminei os Galáxias fiz uma pequena pausa, e voltei à carga logo nos primeiros dias de 2007, para fazer a segunda parte da Operação Big Bang. Agora eram os Asteróides, foram criados mais de 12 mil artigos, é a primeira vez que divulgo este numero, na altura não divulguei, porque para muitos wikipedistas culpam os bots, pelas más estatísticas da wikipedia. eu não concordo, nós lusofonos até temos muito cuidado, criamos uns razoáveis esboço, no caso dos Galáxias e Asteróides tinham por volta de 1600 caracteres. O grande problema na wikipedia é o que eu chamo de bots humano, geralmente são users novatos que queres mostrar trabalho, criam inúmeros mínimos, artigos com apenas uma linha quase sem informações. artigos como: xpto é um a(c)tor do Burkina Faso.


Do passado para o futuro

A terceira importação massiva deve ser para breve, esta está a ser feita em parceria com mais 2 wikipedistas, é um pouco mais complexa, tem muito termos técnico que são necessário traduzir, é isto que está a atrasar um pouco o processo, mas é preferível atrasar um pouco e ficar todo correcto, em vez de estar a fazer tudo à pressa e mal feito...

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Coisa à moda da TVI

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A, como é que uma televisão pode dizer isto....

Dia 7 de Agosto, para assinalar os 62 anos da bomba de Hiroshima, Luís Filipe Menezes assinou também um texto tirado da Wikipédia, uma enciclopédia brasileira na Internet. Mais uma vez o autarca de Gaia não citou a fonte e intitulou-se o autor do artigo.

Wikipédia, Jornais e Política

Wikipédia, Jornais e Política, são três palavras que à primeira vista não tem nada em comum, mas o neste verão tem tido muito alarido em Portugal.

Depois dos segundo caso Sócrates [1] [2], agora o caso Menezes:

O jornal Público publicou hoje (22 de Agosto), que Luís Filipe Menezes copiou um texto da Wikipédia e colocou no seu blog pessoal sem colocar a fonte. Esta notícia também foi divulgada pela SIC. (notícia e também esta)

Mas parece ... que foi um pequeno lapso , ou não...





A fonte já foi colocada, mas Sr. Menezes, já agora coloque pt.wikipedia.org, a comunidade lusófona agradecia.

domingo, 19 de agosto de 2007

Caso Sócrates - Parte 2 (continua)

Queria fazer uma pequena correcção ao que foi dito no ultimo post, afinal não foi o o PortugalDiário que descobriu que o ip que editou o perfil do primeiro-ministro [[José Sócrates]], pertencia ao CEGER, mas sim foi o blog Zero de Conduta.

A verdade é que a noticia está-se a espalhar:

sábado, 18 de agosto de 2007

Caso Sócrates - Parte 2

O artigo do primeiro-ministro português José Sócrates, voltou a aparecer nos jornais.

Tudo começou com um pequena provocação, enviada pelo jornalista João Pedro Henriques do Diário de Notícias, ao Manuel Anastácio. O jornalista perguntou se os administradores da Wikipédia
estavam a seguir orientações do gabinete do primeiro-ministro ( José Sócrates), tudo isto porque o artigo foi protegido por causa do Vandalismo. E o Manuel achou aquela mensagem como uma provocação e respondeu à letra, como se costuma dizer, quem não sente, não é filho de boa gente.


Aproveitado as noticias que tem saido nos últimos dias sobre a Wikipédia ( noticia do Público e a divulgação de uma nova ferramenta, Wikiscanner), o PortugalDiário fez uma pequena pesquisa no histórico do artigo [[José Sócrates]] e descobriu que um editor (ip) pertence ao CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo).

Tudo isto demonstra já a importância da Wikipédia, já não é só um simples projecto com um ideal utópico, de criar um conhecimento livre. A Wikipedia já é uma referência.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Glorioso



Feriado, um dia de descanso :) , uma belo dia para fazer as coisa que estão por fazer, devido à falta de tempo.

Estava a ver as minhas imagens do Flickr e reparei num "pormenor", então eu tinha wallpapers para animais mitológicos que nunca existiram, para lagartixas e não tinha nada do Glorioso. Aqui fica dois, um para wikipedia e outro wikimedia.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

  • 20h50min (Registo de bloqueio)‎ [Rei-artur‎ (150×)]
Esta linha vai-se repetir por diversas vezes nos próximos dias na MR da Wikipédia lusófona. No total são mais de 11225 novas openproxy para bloquear. Com estas, o numero de openproxy bloqueada na wikipedia quase vai duplicar, aqui está uma estatística actual.



sábado, 4 de agosto de 2007

Wallpapers



Eu já estava cansado como o meu wallpaper e pôs mãos à obras (ou melhor dizendo, rato à obra :P), e saíram dois com um ambiente muito green, uma versão lusófona e uma versão internacional.

Eu cá gosto mais das internacional.

sábado, 28 de julho de 2007

WikiMiniAtlas Reloaded


No último post falei do WikiMiniAtlas, mas hoje estiva a utilizar o AWB que requer o Internet Explorer (ninguém é perfeito), e descobri que o WikiMiniAtlas não funciona no IE.

É mais um bom motivo para deixar o IE e mudar para o Firefox. E o WikiMiniAtlas no Opera também funciona, coisas da Micro$oft...

quinta-feira, 26 de julho de 2007

WikiMiniAtlas


Eu já algum tempo que utilizava o WikiMiniAtlas, mas tinha alguns problemas. Após de ter adaptados inúmeras predefinições para as coordenadas, o WikiMiniAtlas, já está a funcionar. Em relação ao funcionamento na pt.wikipedia está perfeito, existem é uns pequenos erros, relacionado com o base de dados do WikiMiniAtlas, porque pelo menos existem 3 cidades espanhola estão no meio do Oceano Atlântico (mas não são ilhas) frente a Portugal. Deve existir um problema nas coordenadas que estão WikiMiniAtlas.

Para ver o mapa basta clicar no Globo que aparece sempre antes das coordenadas geográficas, é bastante simples e funcional. Enquanto os devs não criar o código para embeber o mapa do projecto openstreetmap.org nos projectos da wikimedia, este WikiMiniAtlas é uma boa alternativa.

domingo, 22 de julho de 2007

Upload no Commons


Uma nova ferramenta foi criada para facilitar o upload de imagens do Flickr no Commons. Basta colocar o nome de usuário do Commons e colocar o link da imagem do Flickr, depois o Flickr upload bot faz o resto do trabalho.

Festival Músicas do Mundo


Convite FMM
Upload feito originalmente por rei-artur
O FMM é talvez o maior acontecimento em Sines, pelo mesmo com mais divulgação nacional. Sines praticamente só aparece nos mídias, sempre pelo lado negativo, a poluição, os desastres e outros acontecimentos negativos.

Este FMM é bofetada de ar fresco na imagem de Sines a nível nacional e eu para manter esta imagem positiva vou deixar para mais tarde, a porta do castelo. este assusto vai merecer mais que um post, mas fica para depois.

Mas não queria deixar esta oportunidade para dar os parabéns ao gabinete de Design da Câmara Municipal de Sines, em especial para o Caetano, um trabalhador incansável, passei dias e noites a brincar e a vê-lo a trabalhar o esferovite. Foi uma das maiores influências pelo meu gosto pelo design.

Eu adorei o design deste ano do FMM, com cores bastantes vivas e apelativas, apesar que de ter gostado muito mais do desenho base do ano passado, mas a escolha da cor de fundo foi má. Mas se fosse feita a fusão entre o desenho base do ano passado com as cores alaranjadas deste anos ficava uma campanha brilhante.

Fica aqui o link para o fotoblog do FMM.

sábado, 21 de julho de 2007

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cannabis


Noticia do Correio da Manhã:

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou, esta quarta-feira, a detenção de um indivíduo de 74 anos por plantação de cannabis na localidade de Montalegre.

Na sequência da detenção, foram apreendidas 203 plantas de cannabis, mais 109 gramas de folhas secas, uma pistola de calibre 6.35 e 56 munições. A GNR considera a existência de um cúmplice pelo que as investigações continuarão a ter o seu decurso.

Até ao momento ainda não são conhecidas as medidas de aplicadas ao suspeito.


o mais caricato é, qual será as medidas de coacção...

... talvez retirar a bengala ou canadianas ao idoso, ou uma medida coacção mais grave, retirar o bypass ou o Viagra....

terça-feira, 17 de julho de 2007

Mais um excelente post da 31 da Armada, logo após à ressaca das eleições da Câmara de Lisboa.

Depois de uma campanha aguerrida contra a imigração, José Pinto Coelho tenta explicar que os votos "brancos" são do PNR

sábado, 14 de julho de 2007

Superstars

O grande David Fonseca está de volta, e para ante-visão do seu novo álbum, ele quinzenalmente apresentará um novo webisódio.

aqui está o primeiro episódio, com a qualidade e carimbo de David Fonseca:

Direitos de autor

À uns dias postei um post falando do cartaz dos Açores, mas este não é um caso singular, existem uma enorme ignorância das pessoas sobre direitos de autor. O caso mais gritante é os caso de download de músicas e filmes, no início, no tempo do Napster, ainda existia a desculpa do desconhecimento, mas passados estes anos muitas pessoas continuam a fazer download ilegais.

Esse desconhecimento sobre os direitos de autor também está muito presente na Wikipédia e no Commons, são inseridas diariamente milhares de imagem com copyright. Nos primeiros tempos que eu foi eleito sysop (às uns dois anos atrás) eu ainda tinha a paciência de explicar tudo ao novatos, mas passado todos este tempo, cheguei à conclusão que o melhor é ocultar muito informação ao novatos, dizer apenas que o commos só aceitas fotografias feitas por nós e não aceitas imagem de outros sites. Depois com o tempo os novatos, começam a ganhar alguma experiencia, e percebem que existe outras licenças.

Por centenas de vezes tentei explicar o que é o Domínio Público, mas não vale a pena, porque as pessoas fazem confusão entre o Domínio Público e o conhecimento público, ou seja, muitos pensam que ao publicar uma imagem num site estamos a colocar em DP.

Outro ponto, que a maior parte das pessoas desconhece é que, uma imagem só é livre caso o autor indique como tal, os sites que não tenham qualquer informação sobre os copyright, logo seu conteúdo está protegido por direitos de autor.

Um terceiro ponto que demonstra a ignorância dos direitos de autor, os users que colocam imagens no commons desconhecem os critérios da licença na qual acabaram de publicar os seus trabalhos. Não tenho dados concretos, mas a ideia que eu tenho, a maior parte das pessoas desconhecem as diferenças entre DP, Creative Commons e GFDL, publicam os seus trabalhos com a licença x por o vizinho também usa a mesma licença.

No canal do irc #wikipedia-pt , o Giro mostrou um caso caricato, um user que tem dezenas de userbox, mas as que se destacam são duas: uma apoia o Fair-use e a outra é da freedomdefined.org ou seja uma é a favor do fair-use e a outra é contra o fair-use. e eu pergunto, afinal de contas, este senhor é a favor ou não do fair-use ?

ahhh, também não vela a pena perguntar, porque já não vale a pena falar deste assunto, porque nós nunca conseguimos decidir nada, tiveram de ser ordens superiores a decidir que a Wikipédia lusófona nunca poderá ter imagem que violem os direito de autor, sob o pretexto da lei norte-americana (fair-use).

Um dos lemas da campanha a favor, é "para um Wikipédia mais completa", "mais decorada". A ideia teórica deles é , com o fair-use nós podemos colocar qualquer imagem, mas não podemos pensar assim, temos que pensar se o fair-use estamos a cometer um crime de violação de direitos de autor e isto vai contra os princípios essenciais da wikipedia, criar um conteúdo livre. Se essa ideia fosse levada para realidade: eu gostava de ser rico, para isso em vez de trabalhar vou assaltar um banco....

Mas o curioso que mesmo depois da Resolução de 23 de Março, ainda existem utilizadores que estão a fazer campanha a favor do fair-use,

...c'est la vie...

Nostalgia

Hoje sexta-feira 13, para não desvirtuar o dia foi péssimo, muitos azares, já estou como os espanhóis, "eu não acredito em bruxas mas que elas existem, existem"

Não só foi um dia que correu tudo mal, e ainda tive uma onda nostálgica, ao olhar para dois risco no bloco de papel, fez-me recordar os meus exames nacionais...

... eu acabava os exames nacionais sempre antes do tempo, apenas dava uma pequena leitura para corrigir os erros gramaticais devido à minha dislexia, tinha que colocar inúmeros "s". Quando eu escrevo muito depressão a minha dislexia revela-se, "como" os "s", ficando as palavras no singular e os verbos no plural.

Como eu acabava os exames cedo, passava o tempo a desenhar naquelas folhas A4 coloridas que nos eram dadas como folha de rascunho, em cada exame era uma cor diferentes. Quando tiver algum tempo tenho que ir procurar nos meus arquivos para ver como estão estes desenhos. Nessa altura eu estava na fase que eu lhe dei o nome de "Surrealismo Origami", foi um época de transição passei dos surrealismo normal em 3D para um surrealismo em 2D, e não à melhor para demonstrar as 2D que uma folha de papel. Assim eu transformava em forma e figuras criadas por papel.

O nome surgiu no desenho e geometria descritiva, só deste exame eu desenhei varias páginas que os professores deram para me entreter. Porque não é fácil fazer um exames de 2 horas sem qualquer pausa, e eu acabei o exame em 45 minutos. eu foi mesmo muito rápido, era a disciplina que eu mais gostava e o exame era muito mais fácil que o exercícios que foram feito durante o ano lectivo. Na altura eu já não sabia como estar sentado naquelas cadeiras de madeira, doia-me tudo, e passei o tempo a desenhar.

terça-feira, 10 de julho de 2007

a descoberta...

Começam a perceber, em dois dias, duas mensagens...

...e fica aqui um agradecimento à PatríciaR, pela paciência e por estar a explicar aos wikipedistas sobre o GOE.


o GOE a rodar... a reverter uma edição no artigo The Bleatles
e coloca o aviso no vândalo.



Imagine all the people
Sharing all the world...
You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one

in
John Lennon

sexta-feira, 6 de julho de 2007

amadores...

O titulo da noticia publicada no correio da manhã diz tudo:

Vencedor do ‘World Press Photo’ ‘pilhado’

resumidamente, o que aconteceu foi, numa festa nos Açores, utilizaram uma fotografia de Henry Agudelo para os cartazes de promoção.

e o mais caricato é a resposta do responsável pela organização:

Quem fez o cartaz foi um jovem que colaborou com a comissão organizadora de forma desinteressada. Não houve má intenção.

Ponto 1:
eu também sou jovem, mas já à muito tempo que eu sei que a utilização de imagem de outros sem a autorização é crime.

Ponto 2:
e os responsáveis pela organização, pelo que dá a entender nesta noticia, já não devem ser assim tão jovens, e não questionam qual a origem da fotografia utilizada no cartaz.

Ponto 3:
Não bastou, utilizarem uma imagem sem autorização, ainda criaram um obra derivada, na foto substituiram o ‘sombrero’ pelo desenho de um tricórnio.

Ponto 4:
Se quiserem violar as leis dos direitos de autores, pelos menos utilizem uma imagem pouco conhecida, porque utilizar imagens vencedores do World Press Photo dá demasiado nas vistas.


Nota: no ponto 4, eu não estou a incentivar as pessoas a violar os direitos de autor mas sim a incentivar a utilização do cérebro.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

40 dias

Os primeiros 40 dias do GOE.

  • 3200 edições
  • 1307 edições revertidas
  • 1350 avisos a usuários
  • 517 alertas
na minha opinião, não está nada mau...

quarta-feira, 4 de julho de 2007

"Cor-de-rosa"

O Benfica de cor-de-rosa só mesmo, entre aspas...




sábado, 30 de junho de 2007

Estatisticas para a V.1

Passado algum tempo, os wikipedistas continuam sem dar atenção à qualidade dos artigos... continuam apenas os 5 projectos iniciais, dois criados por mim (património de Portugal e localidades de Portugal) e três pelo Lijealso (aves, peixes e mamíferos).

Aproveitando um script disponível na net, escrito em python, adaptei-o, e coloquei a fazer gráfico para o projecto de avaliação, e a coisa está preta vermelha.

Gráficos: aves | peixes | mamíferos | património de Portugal | localidades de Portugal


O objectivo destas estatísticas não é para fazer uma avaliação directa, um artigo com x caracteres tem nota y, não é isso, apesar de ajudar muito, porque um artigo com menos de 5000 caracteres nunca pode levar um nota superiores a 1. O principal objectivo é daqui a um mês, eu voltar a colocar o script a rodar e ver quais foram os artigos que foram editadas neste espaço de tempo, caso necessário a votação será reavaliada.

Mas nem tudo está mal, nestes gráficos podemos ver que os artigos das species, podem ser pequenos, mas estão bem estruturados, tem categoria, tem taxocaixa e a grande maioria tem imagens e interwikis. Isto demonstra que os artigos criados por bots não são assim tão maus ( falar em artigos criados por bot, já estou com saudades, já à seis meses que o meu não cria nada) o que falta é depois pessoal para os melhorar, pós bot.


Dos 2 projectos de avaliação que eu estou envolvido, o do Património de Portugal já está bem avançado, já quase metade dos artigos já tem avaliação, o outro projecto é que está muito atrasado, apenas ainda tem a predef.


Eu questiono-me porque os wikipedistas não se interessam por esse assunto, será que eu, o Lije e as principais Wikipédia é que estamos enganados? ou os wikipédista lusófono é que estão certos?
A minha opinião, muito dos wikipedistas não acompanharam o crescimento exponencial da wikipédia, e se nós (wikipedistas) não crescemos não podemos estar a divulgar esses novos valores aos mais novos.

O único processo de avaliação que a comunidades participa, mas ainda em pequena escala, é o 15 artigos aleatórios, eu nunca entrei talvez hoje consiga fazer a minha primeira contribuição, a média é muito baixa. mas isto de trabalhar em médias é um problema, faz-me lembrar aquilo, um come um frango inteiro, outro não come nada, média diz que cada um comeu meio frango, mas na verdade é que um passou fominha...

A avaliação dos artigos não pode ser feita na média mas sim caso a caso.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

semáforos ou não semáforos, eis a questão



Ao ver este vídeo, chego à conclusão, que uma boas parte dos acidente em Portugal é culpa dos semáforos :) , reparem com os indianos resolvem a situação sem semáforo e sem aqueles cogumelos que nascem por todos o país, que lhe deram o nome de rotundas. O ritmo dos condutores é alucinante, só param mesmo quando vem um autocarro, e o que o vídeo demonstra, ele devam conduzir com um mão no volante e outra a buzina.

sábado, 16 de junho de 2007

Publico2

Fotos com baixa qualidade, tiradas com o telemóvel:



WIKIPEDIA, TODOS A LÊEM SÓ ALGUNS A EDITAM


Saiu hoje uma reportagem no suplemento Digital, jornal Público. aqui está a versão online, mas só para assinantes

para já adorei o titulo, WIKIPEDIA, TODOS A LÊEM SÓ ALGUNS A EDITAM

mas mais detalhes ficam para depois da leitura.

sábado, 9 de junho de 2007

aeiou



Após ser adquirido pelo grupo Impresa, o portal aeiou.pt tem nova cara e agora no canto inferior direito, por baixo das "Utilidades", está um link para a Wikipédia. O link está redireccionado para a site central da Wikipédia, devia de ser para a lusófona, mas já não é nada mau... mais vale isto, que nada.

sábado, 2 de junho de 2007

Rei de paus


Four Kings
Originally uploaded by cOnfUSsing zEN
Mais um rei entra para o baralho, o rei de paus já tem o seu único pulmão estável, está funcionar a 98%, sem qualquer problema. e o segundo pulmão fica para mais tarde...

...para já e talvez por muito tempo vai ficar nos segredos dos deuses, a minha ideia é divulgar essa informação apenas a alguns dos actuais sysop. A grande virtude deste projecto é ficar no segredo, porque se for divulgado amplamente, em vez de ser uma ajuda para a Wikipédia, poderá ainda piorar a situação actual. será pior a emenda que o soneto!

Claro que eu sei, porque ao divulgar isto aqui, vai colocar a pulga a atrás da orelha de muito users, até poderá provocar algum conflitos com outros users, mas eu penso que esta será a melhor maneira para a Wikipédia para esta situação, mas poderei mudar de opinião, quando eu divulgar e falar com os sysops.

PS: mais um post confuso... se querem saber o que é, aguardem.... C'est la vie

PS2: para um certo administrador que ficou com algumas suspeitas, em vez de fazer experiência na página de discussão, pergunte logo directamente :P .

Palavras de um mestre

Palavras sábias do mestre Manuel na esplanada:
Confesso que me calei porque ignoro o que se passa: só gostaria que o António se centrasse no importante: nos artigos do projecto. Quem dá muita importância à esplanada e procedimentos burocráticos acaba por desistir muito rapidamente da Wikipédia. A política Wikipédica é o pior que há para a própria Wikipédia. Se eu desse muita importância a estas politiquices todas também já tinha desistido. Mas se voltarmos a atenção para os artigos em si, como se tivéssemos descoberto a Wikipédia hoje mesmo... isso sim. Dá gosto. E é a única coisa realmente importante. O resto é treta. Esqueci-me de escrever isso ao Pacheco Pereira: nós, lusófonos, somos demasiado políticos! Resultado: fazemos pouco. Eis a razão por que a nossa Wiki não sai da cepa torta...


por isso cada vez menos eu participo na esplanada, sinceramente não serve para nada...

... até serve, é talvez o "melhor" meio para cansar os wikipedistas, abrindo uma enorme porta para abandonar a Wikipédia, foi o que aconteceu com a saída do António e com muitos outros.

Isto leva-me a outra questão, se a esplanada acaba-se, será que alguns wikipedistas conseguiriam manter-se na Wikipédia?

Eu cá continuo a preferir é editar o domínio principal mas "respeito" as ideias dos outros wikipedistas que consideram o editar a esplanada, o principal objectivo da Wikipédia.
Eu adoro ser do contra :D, mesmo agora com o tempo muito limitado por motivos profissionais, quem sofre os meus escravos.

Faz hoje uma semana, que entrei em greve, foi a opção mais soft de protesto que eu tive, para demonstrar o meu desagrado pelo caminho que a Wikipédia lusófona está a ir, as questões/problemas/politicas essenciais estão a ficar para trás e as votações sobre sanções e outros assunto supérfluos nascem novos todos os dias. O pessoal não se está a mexer e quando mexe-se é mal...

Em relação à opção de protesto mais hard, não está descartava, mas vamos aguardar...



...para já vou continuar a trabalhar para numa grande novidade para a Wikipédia. muito em breve darei mais informações...

Estou um pouco ausente mas cada vez estou mais omnipresente


PS: se não perceberam alguma coisa, a ideia era mesma essa.

sábado, 5 de maio de 2007

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Novo sistema de Taxocaixa

A Wikipédia Lusófona, está em processo de renovação dos sistema da caixa taxonómica. O antigo sistema já estava obsoleto, para cada artigos eram necessárias várias predefinições e principalmente gastava imenso recursos nos servidores da Wikimedia. O novo sistema é igual ao utilizado nas principais wikis (inglesa, espanhola, italiana e outras), utiliza apenas uma predefinição e é muito mais completo cientificamente. um exemplo.

A mudança já tinha sido pensado à mais tempo, mas ficou em águas de bacalhau, neste momento já existem mais de 17 mil artigos com caixa taxonómica, este é o momento certo para fazer essa alteração. Dia a dia o numero de artigos com taxo aumenta, quanto mais cedo for feito as alterações, melhor.

Para ajudar na transição, está a ser desenvolvido o código para o AutoWikiBrowser, é a coisa mais complexa que eu fiz até agora, está a dar umas grandes dores de cabeça, já esgotei o meu stock de aspirinas...

...mas o código cada vez está melhor, o único problema que ainda não foi totalmente corrigido, é um pequeno problema que por vezes acontece nas legendas das imagens. Mas mesmo com o código muito desenvolvido, este processo, não poderá ser totalmente automático, terá de ser feito artigo a artigo, não podemos esquecer que são mais de 17 mil artigos, toda a ajudam é bem-vinda... O AWB dá uma imensa ajuda, nós só temos em alguns casos, fazer pequenos ajuste e depois salvar.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

sábado, 21 de abril de 2007

Fantasmas

Foto de Eric Pouhier




Aquele era o tempo
Em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes as palavras voavam,
E eu via que o céu me nascia dos dedos
Ea Ursa Maior eram ferros acessos.

Marinheiros perdidos em portos distantes
Em bares escondidos, em sonhos gigantes.
E a cidade vazia, da cor do asfalto,
E alguém me pedia que cantasse mais alto

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Aquele era o tempo
Em que as sombras se abriam, em que os homens negavam
O que outros erguiam.
E eu bebia da vida em goles pequenos,
Tropeçava no riso, abraçava venenos.

De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala, nem a falha no muro.
E alguém me gritava, com voz de profeta.
Que o caminho se faz, entre o alvo e a seta.

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

De que serve ter o mapa
Se o fim está traçado,
De que serve a terra à vista
Se o barco está parado,
De que serve ter a chave
Se a porta está aberta,
De que servem as palavras
Se a casa está deserta?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Música de Pedro Abrunhosa.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Actualização de 12 de Abril


Melhor apenas umas pequenas décimas...

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Dá que pensar...

Andei a fazer umas consultas aos DUMP de Wikipédia e dá que pensar...

Percentagem dos artigos pelo numero de bytes


* 15% artigos tem menos de 500 bytes
* 36% artigos tem menos de 1000 bytes
* O intervalo com maior percentagem é o 1000 a 2000 bytes com cerca de 40% dos artigos totais
* Apesar de 3% com mais 10.000 bytes parece um bom resultados, mas não, porque a maior partes destes artigos são simples e enormes listas, são muito poucos os verdadeiros artigos



Segundo as estatísticas da wikimedia a nossa média por artigo é de 2216 bytes . 76,5% dos artigo da wikipedia tem bytes inferiores à média, menos de 2216 bytes.



Neste tablela da estatísticas da wikimedia , das 10 maior wikipedia, apenas a suéca e a polaca tem uma média de bytes inferior ànossa. Nós estamos actualmente estamos ao mesmo nível de 2004 das wiki:en de wiki:de, estamos com um atraso de 3 anos.




Apesar de tudo, do mês de Fevereiro para o de Março houve uma pequeníssima melhora, temos que pensar num processo que acelere o crescimento da qualidade dos artigos. Um das medidas será reduzir o máximo a criação de micro-artigos e desenvolver os existentes.

No último dias eu tenho estado a trabalhar nas [[Special:shortpages]], esta lista está cheia de artigos com VDA, suspeita, Pseudos-redirect, Movedic, prevenir-recriação e entre eles alguns artigos minúsculos.

Entretanto eu já resolvi o problema dos artigos com o {{prevenir-recriação}}, implementei o sistema utilizado na wiki:en do bloqueio em cascata. Assim só se deve utilizar a {{prevenir-recriação}} em imagens, para todos os outros domínios, basta colocar o artigo aqui, com este processo, mesmo com o artigo eliminado, ninguém consegue editar/criar esse artigo.

Em relação ao Pseudos-redirect, eu coloquei uma proposta para alteração do sistema, pode ser consultada aqui.

E uma coisa que ainda não consegui perceber qual a razão porque os artigo que são provado que existia VDA ficam 30 dias em quarentena, porque não eliminar logo (eliminação rápida). Outro processo complicado de resolver são as movedic e movidodic, o que fazer com estes artigos, muito deles permanecem anos, o artigo com apenas uma predef.

Ficam aqui algum pontos para reflexão...

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Wikipedia bloqueia página sobre Sócrates

o artigo no Publico:

Licenciatura de José Sócrates gera polémica na Wikipédia

O artigo sobre José Sócrates da Wikipédia, a maior enciclopédia online do Mundo, teve mais de 70 versões diferentes nas últimas duas semanas. As alterações sucessivas ao perfil do primeiro-ministro dispararam após o PÚBLICO ter publicado uma investigação sobre o currículo académico do chefe do Governo, no passado dia 22 de Março.

O motivo principal para tantas versões divergentes tem que ver com o facto de, no entender de alguns editores, o primeiro-ministro dever ser apresentado como "licenciado", enquanto outros preferem apresentá-lo apenas como "detentor de um diploma de licenciatura".

A confusão poderia ser ainda maior se os administradores do site não tivessem entretanto decidido ordenar uma protecção excepcional daquela página, invocando a existência de "vandalismos recorrentes". A opção tomada impede que possam participar na produção daquele artigo utilizadores anónimos.

Esta medida não foi usada nos perfis da Wikipédia de nenhum outro primeiro-ministro português.

De acordo com as estatísticas da enciclopédia on-line, existem perto de 250 mil artigos na Wikipédia portuguesa, sendo que, entre estes, apenas cerca de 450 estão protegidos.

A Wikipédia considera atitudes de "vandalismo" a "criação de artigos sem lógica ou vazios", a "publicação de informações erradas", "apagar dados, distorcer dados correctos ou eliminar artigos ou textos válidos".

Discussão entre editores

A última versão do artigo sobre José Sócrates disponível ontem, ao fim do dia, na parte curricular - a que mais controvérsia tem causado -, recupera a versão de que José Sócrates é "licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Independente", remetendo, todavia, para três notas de rodapé.

A primeira dessas notas salienta que, "segundo o jornal PÚBLICO, há falhas no processo relativo à licenciatura de José Sócrates"; sublinha-se depois que as "dúvidas acumulam-se" com o trabalho publicado na semana seguinte pelo Expresso; e a terceira nota indica que o diploma foi "assinado num domingo".

É ainda referido que o actual primeiro-ministro "possui um MBA em Gestão de Empresas pelo ISCTE, Lisboa, e o curso de Engenharia Sanitária para engenheiros municipais da Escola Nacional de Saúde Pública".

No fórum de discussão sobre o perfil de José Sócrates, para além de alguns administradores justificarem os bloqueios com a divulgação de informação "difamatória", defendeu-se que não se deveria colocar em dúvida a conclusão da licenciatura do primeiro-ministro enquanto não houver provas em contrário.

Em sentido contrário, outros ripostaram que o único dado factual, neste momento, é a posse de um diploma e não o grau de licenciado, reclamando que o primeiro-ministro, perante as notícias da comunicação social, prove que completou o curso de forma regular.

A primeira entrada sobre José Sócrates na Wikipédia portuguesa foi colocada no dia 1 de Dezembro de 2004. Desde então, até ontem, foram feitas mais de 300 alterações.





o artigo publicado na exame informática


Wikipedia bloqueia página sobre Sócrates

«Licenciado» ou «detentor de diploma de licenciatura»? As habilitações de José Sócrates estão a gerar polémica na Wikipedia, que acaba de bloquear a página do governante português.
A “entrada” relativa à biografia do primeiro-ministro português tem sido alvo de várias alterações na enciclopédia on-line, depois de conhecido o caso sobre a conclusão da licenciatura de engenharia civil na Universidade Independente.

De acordo com o Público, o artigo correspondente a José Sócrates teve 70 versões durante as últimas duas semanas.

Apesar da proliferação de versões, não foi possível chegar a um consenso: há quem advogue que o primeiro-ministro é «detentor de diploma de licenciatura» e outros que afirmam que é «licenciado». Esta última versão acabou por vingar, remetendo para notas de rodapé o imbróglio em torno de uma licenciatura obtida numa instituição onde recaem suspeitas de actos ilícitos (Universidade Independente).

Para evitar mais polémicas, os editores da Wikipedia decidiram bloquear a página de José Sócrates, impedindo qualquer alteração. Justificaram esta decisão com o facto de a página ser alvo frequente de actos de “vandalismo” e inserção de “dados incorrectos”.

Actualmente, a versão portuguesa da Wikipedia contém mais de 250 mil artigos. Cerca de 450 estão bloqueados e não podem ser alterados pela comunidade virtual.



e não duas sem três, também saiu no Diário Digital

sábado, 31 de março de 2007

Estatística sobre o vandalismo

Os wikipedista da Wikipédia em inglês fizeram um estudo sobre o vandalismo, pode ser consultado aqui. Ele chegaram à conclusão que 97% do vandalismo é feito por editores anónimos. ,

Obvious vandalism…83.87% (26 out of 31 cases)
Deletion vandalism…9.68% (3 out of 31)
Linkspam…6.45% (2 out of 31 cases)

Todas as conclusões foram publicadas aqui


Nós por cá, ontem acabei de bloquear todos as open proxies que estão bloquedas na wiki:en, foi uma semana dedicado em pleno nesta tarefa, onde foram mais de 10 mil proxies bloquedas. Esta foi a segunda etapa, a primeira foi em dezembro de 2006, onde tinha sido bloqueadas todas as proxies que estavam já bloqueadas no meta (foram 500 open proxies). Depois de terminar esta segunda fase eu fiz uma pequena estatística das proxy bloqueadas no wiki:pt:

Actualmente estão bloqueadas 12619 open proxies. Agora entramos de 3 fase, agora o processo é mais complicados temos de descobrir e bloquear openproxies que estão disponível e espalhadas pela internet.