domingo, 21 de outubro de 2007

Wikipedia:1.0

Acabei hoje de avaliar os últimos artigos que faltavam sobre o património de Portugal. Foi o 1º projecto (Wikipedia:1.0) a terminar a avaliação de qualidade de todos os seus artigos. Para grande surpresa minha os artigos estão melhor daquilo que eu estava à espera, quando iniciei este projecto de avaliar os artigos eu pensava que a grande maioria do artigos teriam a avaliações mínima; mas não foi o que aconteceu. Existe uma grande quantidade de artigos com a nota 2 ( a avaliação é de 1 a 5 e 1 é a nota mínima), quase o mesmo numero de artigos com nota 1.

Resultados:
Nota 1 = 959
Nota 2 = 712
Nota 3 = 17
Nota 4 = 1
Nota 5 = 6

Mas esta surpresa positiva que eu encontrei aqui não vai acontecer nos outros projectos, certamente...

Peguei em todos os projectos que fiz esta estatística:



Chega-se à seguinte conclusões:
*82,89% dos artigos já avaliados tem nota 1
*A surpresa positiva que encontrei nos artigos de Património, o inverso acontece nos artigos sobre as localidades de Portugal, os artigos são quase todos esboços criado pelos bots.
*0,47% (nota 4 + nota 5) são óptimos artigos, fazendo as contas, se temos 318 246 artigos actualmente, isto na média dá 1495 artigos.

Onde é que eles estão?
Claro que isto é uma média, certamente o numero é inferior ao 1500, deve ser por volta de 1000. Isto das estatística faz-me lembrar a historia do frango, eram duas pessoas, uma comeu um frango inteiro e o outro não comeu nada, mas a média dá que comeram meio frango cada um, mas a verdade é que um ficou com a barriga bem cheia e o outro morrei à fome.

Sem comentários: