sábado, 4 de outubro de 2008

Bots anti-vandalos

Finalmente os GOE's tem agora companhia, o Salebot. é interessante agora ver 3 bot anti-vandalismo a funcionar o mesmo ( à um tempo atrás queixava-mos que não havia nenhum na Wikipédia ) dá para notar, quanto mais eficácia mais lento o bot, dos 3 existentes o GOE2 é o mais rápido, depois vem o GOE e por fim o Salebot.

  • GOE2 ( operado pelo Lijealso ) é composto pelo código goe.v1, é a primeira versão do GOE
  • GOE ( operado pelo mim ) é a nova versão do código GOE (goe.v2), mais eficaz a descobrir erros e a reverter.
  • Salebot ( operado pelo Gribeco ) é um bot de origem francesa.

O Salebot é um bot bastante interessante, ainda está numa fase de "adptação ao português" mas já mostra a uma boa eficácia. O Bot feito por um profissional faz toda a diferença, eu não nenhum programador e nem tenciono o ser apenas sou um curioso, um autodidata da programação.

Este bot tem um interessante sistema de identificar o vandalismo, é através de notas, ou seja, para cada palavra/expressão da blacklist é atribuida uma nota, o bot soma todas a notas que encontra na edição, passando um x valor o bot reverte a edição. este sistema é muito util para identificar vandalismo em certa palavra que por si não é vandalismo mas podem ter um duplo sentido, como vaca, gay, viado, etc.

Uma vantagem do estar nos servidores da Wikimedia, assim o bot está a funcionar 24 horas por dia, o que não acontecia com os GOE's, só fucionavam quando eu e o Lije tinhamos os pc ligados. Acho que nunca falei disto e também será a ultima, eu cheguei a ter uma conta aprovada na toolserver só que tive alguns problemas com os admins, principalmente com um, por isso desisti da toolserver. Prefiro pagar uns tostões ter as minhas singelas tools num servidor independente, do ser serviente a caprichos e a lobby. Como se costuma dizer, não vela a pena chover no molhado.

Em relação a novos artigos o GOE está mais eficás em relação ao Salebot, por isso, por enquando ainda há espaço para os 3... quem fica ganhar é a wikipedia, está melhor protegida, mas mesmo existindo 3 bots, todas as edições tem que ser monitorizador por humanos, os bot são bom, mas não são perfeitos.




Sem comentários: