sábado, 30 de junho de 2007

Estatisticas para a V.1

Passado algum tempo, os wikipedistas continuam sem dar atenção à qualidade dos artigos... continuam apenas os 5 projectos iniciais, dois criados por mim (património de Portugal e localidades de Portugal) e três pelo Lijealso (aves, peixes e mamíferos).

Aproveitando um script disponível na net, escrito em python, adaptei-o, e coloquei a fazer gráfico para o projecto de avaliação, e a coisa está preta vermelha.

Gráficos: aves | peixes | mamíferos | património de Portugal | localidades de Portugal


O objectivo destas estatísticas não é para fazer uma avaliação directa, um artigo com x caracteres tem nota y, não é isso, apesar de ajudar muito, porque um artigo com menos de 5000 caracteres nunca pode levar um nota superiores a 1. O principal objectivo é daqui a um mês, eu voltar a colocar o script a rodar e ver quais foram os artigos que foram editadas neste espaço de tempo, caso necessário a votação será reavaliada.

Mas nem tudo está mal, nestes gráficos podemos ver que os artigos das species, podem ser pequenos, mas estão bem estruturados, tem categoria, tem taxocaixa e a grande maioria tem imagens e interwikis. Isto demonstra que os artigos criados por bots não são assim tão maus ( falar em artigos criados por bot, já estou com saudades, já à seis meses que o meu não cria nada) o que falta é depois pessoal para os melhorar, pós bot.


Dos 2 projectos de avaliação que eu estou envolvido, o do Património de Portugal já está bem avançado, já quase metade dos artigos já tem avaliação, o outro projecto é que está muito atrasado, apenas ainda tem a predef.


Eu questiono-me porque os wikipedistas não se interessam por esse assunto, será que eu, o Lije e as principais Wikipédia é que estamos enganados? ou os wikipédista lusófono é que estão certos?
A minha opinião, muito dos wikipedistas não acompanharam o crescimento exponencial da wikipédia, e se nós (wikipedistas) não crescemos não podemos estar a divulgar esses novos valores aos mais novos.

O único processo de avaliação que a comunidades participa, mas ainda em pequena escala, é o 15 artigos aleatórios, eu nunca entrei talvez hoje consiga fazer a minha primeira contribuição, a média é muito baixa. mas isto de trabalhar em médias é um problema, faz-me lembrar aquilo, um come um frango inteiro, outro não come nada, média diz que cada um comeu meio frango, mas na verdade é que um passou fominha...

A avaliação dos artigos não pode ser feita na média mas sim caso a caso.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

semáforos ou não semáforos, eis a questão



Ao ver este vídeo, chego à conclusão, que uma boas parte dos acidente em Portugal é culpa dos semáforos :) , reparem com os indianos resolvem a situação sem semáforo e sem aqueles cogumelos que nascem por todos o país, que lhe deram o nome de rotundas. O ritmo dos condutores é alucinante, só param mesmo quando vem um autocarro, e o que o vídeo demonstra, ele devam conduzir com um mão no volante e outra a buzina.

sábado, 16 de junho de 2007

Publico2

Fotos com baixa qualidade, tiradas com o telemóvel:



WIKIPEDIA, TODOS A LÊEM SÓ ALGUNS A EDITAM


Saiu hoje uma reportagem no suplemento Digital, jornal Público. aqui está a versão online, mas só para assinantes

para já adorei o titulo, WIKIPEDIA, TODOS A LÊEM SÓ ALGUNS A EDITAM

mas mais detalhes ficam para depois da leitura.

sábado, 9 de junho de 2007

aeiou



Após ser adquirido pelo grupo Impresa, o portal aeiou.pt tem nova cara e agora no canto inferior direito, por baixo das "Utilidades", está um link para a Wikipédia. O link está redireccionado para a site central da Wikipédia, devia de ser para a lusófona, mas já não é nada mau... mais vale isto, que nada.

sábado, 2 de junho de 2007

Rei de paus


Four Kings
Originally uploaded by cOnfUSsing zEN
Mais um rei entra para o baralho, o rei de paus já tem o seu único pulmão estável, está funcionar a 98%, sem qualquer problema. e o segundo pulmão fica para mais tarde...

...para já e talvez por muito tempo vai ficar nos segredos dos deuses, a minha ideia é divulgar essa informação apenas a alguns dos actuais sysop. A grande virtude deste projecto é ficar no segredo, porque se for divulgado amplamente, em vez de ser uma ajuda para a Wikipédia, poderá ainda piorar a situação actual. será pior a emenda que o soneto!

Claro que eu sei, porque ao divulgar isto aqui, vai colocar a pulga a atrás da orelha de muito users, até poderá provocar algum conflitos com outros users, mas eu penso que esta será a melhor maneira para a Wikipédia para esta situação, mas poderei mudar de opinião, quando eu divulgar e falar com os sysops.

PS: mais um post confuso... se querem saber o que é, aguardem.... C'est la vie

PS2: para um certo administrador que ficou com algumas suspeitas, em vez de fazer experiência na página de discussão, pergunte logo directamente :P .

Palavras de um mestre

Palavras sábias do mestre Manuel na esplanada:
Confesso que me calei porque ignoro o que se passa: só gostaria que o António se centrasse no importante: nos artigos do projecto. Quem dá muita importância à esplanada e procedimentos burocráticos acaba por desistir muito rapidamente da Wikipédia. A política Wikipédica é o pior que há para a própria Wikipédia. Se eu desse muita importância a estas politiquices todas também já tinha desistido. Mas se voltarmos a atenção para os artigos em si, como se tivéssemos descoberto a Wikipédia hoje mesmo... isso sim. Dá gosto. E é a única coisa realmente importante. O resto é treta. Esqueci-me de escrever isso ao Pacheco Pereira: nós, lusófonos, somos demasiado políticos! Resultado: fazemos pouco. Eis a razão por que a nossa Wiki não sai da cepa torta...


por isso cada vez menos eu participo na esplanada, sinceramente não serve para nada...

... até serve, é talvez o "melhor" meio para cansar os wikipedistas, abrindo uma enorme porta para abandonar a Wikipédia, foi o que aconteceu com a saída do António e com muitos outros.

Isto leva-me a outra questão, se a esplanada acaba-se, será que alguns wikipedistas conseguiriam manter-se na Wikipédia?

Eu cá continuo a preferir é editar o domínio principal mas "respeito" as ideias dos outros wikipedistas que consideram o editar a esplanada, o principal objectivo da Wikipédia.
Eu adoro ser do contra :D, mesmo agora com o tempo muito limitado por motivos profissionais, quem sofre os meus escravos.

Faz hoje uma semana, que entrei em greve, foi a opção mais soft de protesto que eu tive, para demonstrar o meu desagrado pelo caminho que a Wikipédia lusófona está a ir, as questões/problemas/politicas essenciais estão a ficar para trás e as votações sobre sanções e outros assunto supérfluos nascem novos todos os dias. O pessoal não se está a mexer e quando mexe-se é mal...

Em relação à opção de protesto mais hard, não está descartava, mas vamos aguardar...



...para já vou continuar a trabalhar para numa grande novidade para a Wikipédia. muito em breve darei mais informações...

Estou um pouco ausente mas cada vez estou mais omnipresente


PS: se não perceberam alguma coisa, a ideia era mesma essa.